Iris Bomilcar
Neurociência Clínica
O propósito da terapia através da neurociência aplicada é
Auxiliar pessoas no desenvolvimento de autoconhecimento e alcance de satisfação e bem estar. Além da manutenção e reabilitação de domínios funcionais.
Quem sou
Olá, meu nome é Iris Bomilcar possuo graduação e mestrado em neurociência clínica pela Universidade de Colônia, Alemanha, além de ser nutricionista formada pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE, Petrópolis, RJ) e ter formação em Terapia Sistêmica e Terapia Centrada no Cliente pela Universidade de Colônia. Atualmente, sou doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB - UFRJ) e pesquisadora na PUC-Rio. Possuo vasta experiência no campo prático das neurociências aplicadas, com foco em acompanhamento terapêutico e terapias de treinamento cognitivo.

Especializada em Neurociência Aplicada
Acompanhamento terapêutico
O trabalho propõe uma intervenção intensa e pontual, lidando de forma direta com as questões atuais. Esse tipo de terapia é indicado para pessoas que estejam passando por um momento de sofrimento, dúvida, angústia, incerteza ou buscando autoconhecimento.
A terapia que ofereço integra os mais novos conhecimentos da neurociência e diferentes abordagens terapêuticas com foco em proporcionar autoconhecimento, autonomia cognitiva, adaptação da resposta emocional e reconhecimento de padrões de comportamento que dificultam um entendimento sobre nós mesmos e os sistemas em que estamos inseridos (família, trabalho, relacionamentos). Com um olhar focado nestas questões, o processo terapêutico se dá a partir da criação de estratégias para alcance de satisfação e bem estar. Uma nova linha de pesquisa dentro das neurociências se dedica a estudar possíveis mecanismos que podem ser integrados ao processo terapêutico por meio de técnicas como controle atencional, regulação emocional e psicoeducação para mitigar os efeitos ou até a reversão de comportamentos que possam estar influenciando negativamente a nossa vida.
Treinamento
cognitivo
O treinamento de estimulação cognitiva foi desenvolvido para o acompanhamento de idosos com declínio cognitivo, dificuldades de memória, alterações de humor e sensação de perda de autonomia.
A terapia é uma intervenção psicossocial que além de estimular cognição aborda também funções relacionadas como diferentes tipos de memória, atenção, funções executivas, emoções e outros domínios funcionais.
Apesar da terapia ter uma sólida base cientifica em seu processo de desenvolvimento e avaliação de eficácia, ela é espontânea, divertida e humanizada em seu desenrolar.
No Brasil, as terapias de estimulação cognitiva ainda não foram aderidas às condutas clínicas de praxe para o tratamento e prevenção das demências, mas isso é uma questão de tempo levando em consideração a validação e implementação em mais de 25 países.
Esta terapia proporciona aos idosos novas ferramentas para um envelhecimento ativo, saudável e autônomo. Além disso, promove bem estar e satisfação, influenciando positivamente a vida dos participantes e seus familiares.
Contato
Se tiver perguntas, entre em contato:

Iris Bomilcar
Atendimento online e presencial
Leblon - Rio de Janeiro - RJ